segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Europa - índices sem tenência definida

Com o rebaixamento da nota de crédito de nove países da Zona do Euro pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s na última sexta-feira (13) - com destaque para a perda do triplo A por parte da França -, os temores quanto à crise da dívida europeia se intensificaram e os principais índices de ações da Ásia terminaram esta segunda-feira (16) em queda.
Após uma abertura em campo negativo, os principais índices acionários da Europa têm rumos distintos nesta segunda-feira (16), com investidores à espera de um leilão de dívida do governo francês.
Nos Estados Unidos, os mercados estarão fechados em razão do feriado de Martin Luther King.
Aqui no Brasil, na agenda doméstica desta segunda-feira (16), os investidores acompanham o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa. Também por aqui, como ocorre tradicionalmente, o Banco Central divulga o Relatório Focus, que compila a opinião de instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos. Já o Ministério de Comércio Exterior reporta os resultados da balança comercial. O BC reporta ainda os dados do IBC-Br, indicador que incorpora a trajetória das variáveis consideradas essenciais para o desempenho de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. A FGV anuncia segunda prévia de janeiro do IPC-S.